sexta-feira, 26 de abril de 2013

Ampliação e qualificação


ORTOPEDIA

Into inaugura centro especializado em trauma

Unidade amplia o acesso de pacientes adultos e idosos do Rio de Janeiro a cirurgias de alta complexidade

O Ministério da Saúde amplia e qualifica o atendimento em trauma no Sistema Único de Saúde (SUS) do Rio de Janeiro com a inauguração do Centro de Trauma Referenciado, serviço especializado em trauma para pacientes adultos e idosos que necessitam de cirurgias ortopédicas de alta complexidade, do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into).

A unidade vai ampliar a assistência especializada na área de trauma, oferecendo suporte do Into aos centros do estado já existentes para a realização de cirurgias ortopédicas de alta complexidade. Entre as unidades de Saúde assistidas, destaca-se o atendimento referenciado a pacientes dos hospitais municipais Miguel Couto e Souza Aguiar, no Rio de Janeiro e da Posse, em Nova Iguaçu, onde estão concentradas as demandas de toda a região da Baixada Fluminense.

“O Into é um dos mais bem equipados institutos de todo o Brasil e já tem um grande acúmulo na área de pesquisa, inovação e de assistência. Com as novas instalações, será possível realizar projetos como esse, articulado com o Estado e com as prefeituras. Trazer pacientes do interior referenciados e bem indicados vai contribuir para a redução da fila de espera da ortopedia, um dos nossos objetivos”, disse. Para o secretário, este centro vai agilizar e qualificar o atendimento na área de trauma e melhorar a vida das pessoas no Rio de Janeiro, que precisam deste tipo de acolhimento.

O diretor geral do Instituto, Marcos Musafir disse que com o centro referenciado, o paciente traz todas as informações de onde teve o primeiro atendimento, através do sistema de regulação. “O profissional de saúde terá as orientações básicas e o protocolo clínico a ser seguido para o encaminhamento dos casos que tenham o perfil de maior complexidade ortopédica”, completa.

CIRURGIAS- Este ano, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) já realizou 700 cirurgias de trauma. A maioria vítimas de acidentes de trânsito com casos de fratura, politraumatismo e quedas em domicílio sofridas por idosos. Com a ampliação da rede, a previsão é que o Instituto realize, anualmente, aproximadamente duas mil cirurgias.

ATENDIMENTO ESPECIALIZADO - O Centro de Trauma Referenciado - que funcionará em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro - atenderá adulto e idoso e, possui equipe multidisciplinar de profissionais que tem a expertise no tratamento de lesões complexas graves da pelve e acetábulo, decorrentes de acidentes de automobilísticos, quedas, entre outros. O Into possui equipamentos específicos para o atendimento e tratamento deste tipo de fratura, além de utilizar técnicas especiais de fixação em osso, em casos de osteoporose.

Segundo o coordenador do Centro de Trauma Referenciado, o ortopedista Leonardo Rocha, é importante haver comunicação entre os órgãos gestores para a melhoria do atendimento à população. “Esta rede de comunicação permite o atendimento precoce do paciente e, quando necessário, haverá o seu direcionamento, de forma rápida e eficiente para que receba o cuidado especializado. Com isso, será possível evitar sequelas características das lesões mais graves”, completa.

O Centro conta hoje com 147 profissionais - entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e técnicos de radiologia - 68 leitos de internação disponíveis no setor.

Por Beatriz Fafiães, do InstitutoNacional de Traumatologia e Ortopedia (Into)
(21) 2134.5145

Nenhum comentário:

Postar um comentário