Encerrou-se no último dia 31 de março o período de inscrições para o Laboratório de Inovação em Atenção Domiciliar. A iniciativa é uma parceria entre a OPAS Brasil e o Ministério da Saúde.
Ao todo, foram inscritas 60 experiências de todas as regiões do país, registro que aponta a maneira como a qual o Sistema Único de Saúde (SUS) se articula diante da diversidade brasileira para realizar o atendimento domiciliar.  De acordo com Mariana Borges Dias, assessora técnica da Coordenação Geral de Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde (CGAD/DAB/MS), essas experiências serão analisadas levando-se em consideração alguns critérios, como caráter inovador, alinhamento aos princípios no SUS, integração com a rede, relevância para a realidade local, reprodutibilidade em contextos similares e sustentabilidade da experiência.
Serão selecionadas dez experiências, que receberão a visita de técnicos do Ministério da Saúde e da OPAS. Essas visitas têm como finalidade contextualizar a real importância da experiência no local em que está inserida. “A gente vai analisar se são práticas bem sucedidas, replicáveis e seu impacto no SUS local”, destaca Mariana ao afirmar que o produto final do laboratório será a publicação dessas experiências para que outros municípios possam se fortalecer e qualificar/implantar seus Serviços de Atenção Domiciliar, de acordo com a realidade local.
Outra possibilidade, ainda, é a realização de um seminário para a apresentação e divulgação das experiências inovadoras.